Guia de itens, armas e armaduras - Parte 01

Olá mais uma vez, pessoa.

Agora vamos falar de algo interessante, que a maioria dos jogadores não prestam muita atenção ou tem dificuldades para compreender: Classificação de itens, por tipo, raridade e atributo. Todo mundo identifica um item raro pelo tom dourado no nome e por ter um visual diferente, porém as vezes um item de qualidade menor pode ser muito mais útil do que um item raro comum que dropa debaixo das pedras. Toda as tabelas abaixo são de referências.

Primeiro, vamos falar dos itens consumíveis. Você vai encontrar muitos deles se tiver criando mags ou então depender deles para algum tipo de coisa, como Materials e Scape Dolls.

Item
Localização
Dificuldade
Uso
Monomate
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Recupera 70 HP
Dimate
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Recupera 200 HP
Trimate
Mines / Ruins
/Hard /VHard /Ultimate
Recupera todo HP
Monofluid
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Recupera 70 TP
Difluid
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Recupera 200 TP
Trifluid
Mines / Ruins
/Hard/ VHard /Ultimate
Recupera todo TP
Antidote
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Cura Poison / Envenenamento
Antiparalysis
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Cura Paralisia
Trap Vision
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Permite ver armadilhas (android vê automaticamente sem usar o item)
Telepipe
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Cria um portal para a cidade, permanece aberto até o criador ir e voltar nele
Scape Doll
Mines / Ruins
Todas as Dificuldades
Quando o personagem morre, o item desaparece, revivendo ele a seguir.
Star Atomizer
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Recupera todo HP, inclusive de todos os companheiros de equipe ao redor.
Moon Atomizer
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Revive um outro personagemcaido.
Sol Atomizer
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Cura qualquer tipo de status negativo no personagem (poison, paralisia, etc)
Monogrinder
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Aumenta o ataque em 1, não aumenta mais se a arma estiver já no limite.
Digrinder
Caves/Mines/Ruins
Todas as Dificuldades
Aumenta o ataque em 2, não aumenta mais se a arma estiver já no limite.
Trigrinder
Caves/Mines/Ruins
Todas as Dificuldades
Aumenta o ataque em 3, não aumenta mais se a arma estiver já no limite.
HP Material
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Aumenta o limte de HP em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
Power Material
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Aumenta Ataque em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
Defense Material
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Aumenta Defesa em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
Mind Material
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Aumenta Mente em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
Evade Material
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Aumenta Esquiva em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
Hit Material
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Aumenta Precisão em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
Luck Material
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Aumenta Sorte em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
Photon Drop
Todos os Lugares
Todas as Dificuldades
Item colecionar em até 99 unidades, para pagamento de quests e eventos
Mag
Mines
Todas as Dificuldades
Mag em nível 1 para criar e desenvolver

Perfeito, agora já sabemos onde estão a maioria dos itens comuns. O próximo passo agora é entender como classificar uma arma pelos seus atributos, nome e raridade. Para começar, vamos entender o que cada atributo significa, e a ordem de poder entre eles.


Tipo de Atributo
Efeito
Uso
-
-
Heat
Flamejante
Grupo de fogo. Causa dano por fogo com o ataque especial, progressivamente mais poderoso a cada novo nome
Fire
Flame
Burning
-
-
Ice
Congelante
Grupo de gelo. Casa dano por gelo com o ataque congelante, progressivamente mais poderoso a cada nome. Pode congelar os inimigos.
Frost
Freeze
Blizzard
-
-
Shock
Elétrico
Grupo elétrico. Causa dano por raio com ataque elétrico, progressivamente mais poderoso a cada nome. Pode paralisar inimigos robóticos e máquinas.
Thunder
Storm
Tempest
-
-
Panic
Confusão
Grupo do efeito confuso. Confunde o inimigo com o ataque especial, atacando e andando aleatóriamente com o ataque especial, progressivamente mais poderoso a cada nome.
Riot
Havoc
Chaos
-
-
Draw
Drenar HP
Grupo de dreno / roubo de HP. Drena HP de uma % variável do inimigo com o ataque especial. Armas com % de dano em um tipo de atributo especifico dos inimigos tem mais chance de roubar mais HP. Profressivamente mais poderoso a cada nome na proporção de 5%, 9%, 13%, e 17%.
Drain
Fill
Gush
-
-
Bind
Paralisar
Grupo de efeito de paralisia. Pode paralisar o inimigo com o ataque especial, mais poderoso progressivamente a cada nome.
Hold
Seize
Arrest
-
-
Dim
Mortal
Grupo mortal. Pode matar o inimigo instantâneamente com um só ataque especial. Progressivamente mais poderoso a cada nome. Nomes mais fracos matam imediatamente inimigos enfraquecidos ou mais fracos.
Shadow
Dark
Hell
-
-
Charge
Carga
Grupo da carga. Utiliza um tipo de custo para liberar um ataque especial com o dobro de força de um ataque forte (na maioria dos casos) daquela arma. Pelo nome respectiviamente, Meseta, TP e HP são usados para cobrar o custo da ativação.
Spirit
Berzerker
-
-
Heart
Técnica (TP)
Grupo de drenagem de TP. Usa ataque especial para drenar uma % de TP dos inimigos. A % é definida em 3%, 4%, 5% e 6% do TP máximo total do alvo em referência a cada nome.
Mind
Soul
Geist
-
-
Master's
Experiência
Grupo de drenagem de XP. Usa ataque especial para drenar XP de cada inimigo e entrega para você, evitando que outros jogadores a peguem igualmente se matar o inimigo. Um pouco inutil, já que a proporção de drenagem diminui até os inimigos gerarem 0 XP e continuarem vivos. Progressivamente mais poderoso a partir de cada nome na proporção de 8%, 10%, e 12%
Lord's
King's

-
Devil's
Redução
Grupo de redução. Reduz o HP total do inimigo para 1/2 (Devil) oy para 1/4 (Demon).
Demon's
-
-

Agora que já entendeu o que cada atributo faz, vamos explicar a respeito da raridade do item em si. Geralmente ele é classificado por estrelas ou pela cor no nome (dependendo da versão do PSO que estiver jogando). Para entender melhor a ordem de raridade destes itens, aqui segue um exemplo, indo do mais comum para o mais raro.

Verde
Azul
Púrpura
Vermelho
Dourado.
Azul / Verde
Vermelho / Púrpura
Verde / Dourado.

Então, se você ver um rifle com o nome "Demon's Laser" + 25, poderá ser considerada uma arma de 9 estrelas. É 9 estrelas porque é o rifle mais poderoso (classificação "Laser", 5 estrelas) e com o atributo "Demon", maior de sua categoria (4 estrelas.) Todos os atributos nas armas são classificadas entre 1 (mais fraco) a no máximo 4 (mais forte). Basicamente, todos os jogadores devem buscar as melhores armas dentro de sua classificação.

Itens raros especiais, de nome dourado especial são colecionáveis, sendo de uso prático ou não. Elas não entram nesta classificação de armas geradas no jogo porque pertencem a um grupo próprio de itens, gerados pelos drops do ID de seus personagens e tendo recursos, efeitos, aparências ou algum diferencial dos outros itens. Seus nomes são únicos e portanto, são a parte desta classificação descrita acima. A seguir, a listagem de armas separadas por grupos de uso por classe.

Grupo Básico
(Todas as classes podem usar)
Armas Básicas
ATP Minimo
Local
-
Tipo Sabre
Sabre
30+
Todo lugar
Brand
90+
Caves/Mines/Ruins
Buster
155+
Caves/Mines/Ruins
Pallasch
233+
Mines/Ruins/Hard Mode
Gladius
266+
Ruins/Hard Mode
-
Tipo Slicer
Slicer
135+
Todo lugar
Spinner
204+
Caves/Mines/Ruins
Cutter
302+
Mines/Ruins/Hard Mode
Sawcer
395+
Hard Mode
Diska
476+
Hard Mode/VHard Mode
-
Tipo Pistola
Handgun
68+
Todo lugar
Autogun
78+
Caves/Mines/Ruins
Lockgun
88+
Mines/Ruins/Hard Mode
Railgun
98+
Ruins/Hard Mode
Raygun
108+
Hard Mode
-
Tipo Metralhadora
Mechgun
79+
Todo lugar
Assault
87+
Caves/Mines
Repeater
97+
Mines / Ruins
Gatling
109+
Ruins/Hard Mode
Vulcan
117+
Hard Mode
-

Armas para Hunters
Arma
ATP Mínimo
Local
-
-
-
Tipo espada
-
-
Sword
82+
Caves/Mines/Ruins/Hard Mode
Gigush
168+
Mines/Ruins/Hard Mode
Breaker
258+
Ruins/Hard Mode
Claymore
316+
Ruins/Hard Mode
Calibur
474+
Hard Mode
-
-
-
Tipo Adaga
-
-
Dagger
65+
Todo Lugar
Knife
117+
Caves/Mines/Ruins
Blade
182+
Ruins/Hard Mode
Edge
281+
Hard Mode
Ripper
340+
Hard Mode
-
-
-
Tipo Partisan
-
-
Partisan
124+
Caves/Mines/Ruins
Halbert
192+
Mines/Ruins
Glaive
286+
Mines/Ruins/Hard Mode
Berdys
335+
Ruins/Hard Mode
Gungir
450+
Hard Mode
-
-
-

Armas para Ranger


Arma
ATA Minimo
Local
-
-
-
Tipo Rifle
-
-
Rifle
72+
Todo lugar
Sniper
83+
Caves/Mines/Ruins
Blaster
100+
Mines/Ruins
Beam
106+
Ruins/Hard Mode
Laser
115+
Hard Mode
-
-
-
Tipo Shotgun / Cannon
-
-
Shot
85+
Caves/Mines/Ruins
Spread
90+
Mines/Ruins/Hard Mode
Cannon
102+
Mines/Ruins/Hard Mode
Launcher
112+
Ruins/Hard Mode
Arms
120+
Ruins/Hard Mode
-
-
-

(Continua)