Agora vamos falar de algo interessante, que a maioria dos jogadores não prestam muita atenção ou tem dificuldades para compreender: Classificação de itens, por tipo, raridade e atributo. Todo mundo identifica um item raro pelo tom dourado no nome e por ter um visual diferente, porém as vezes um item de qualidade menor pode ser muito mais útil do que um item raro comum que dropa debaixo das pedras. Toda as tabelas abaixo são de referências.
Primeiro, vamos falar dos itens consumíveis. Você vai encontrar muitos deles se tiver criando mags ou então depender deles para algum tipo de coisa, como Materials e Scape Dolls.
Item
|
Localização
|
Dificuldade
|
Uso
|
Monomate
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Todos os Lugares
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Todas as Dificuldades
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Recupera 70 HP
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Dimate
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
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Recupera 200 HP
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Trimate
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Mines / Ruins
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/Hard /VHard /Ultimate
|
Recupera todo HP
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Monofluid
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
|
Recupera 70 TP
|
Difluid
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
|
Recupera 200 TP
|
Trifluid
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Mines / Ruins
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/Hard/ VHard /Ultimate
|
Recupera todo TP
|
Antidote
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
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Cura Poison / Envenenamento
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Antiparalysis
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
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Cura Paralisia
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Trap Vision
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Todos os Lugares
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Todas as Dificuldades
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Permite ver armadilhas (android vê automaticamente sem usar o item)
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Telepipe
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Todos os Lugares
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Todas as Dificuldades
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Cria um portal para a cidade, permanece aberto até o criador ir e voltar nele
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Scape Doll
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Mines / Ruins
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Todas as Dificuldades
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Quando o personagem morre, o item desaparece, revivendo ele a seguir.
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Star Atomizer
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
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Recupera todo HP, inclusive de todos os companheiros de equipe ao redor.
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Moon Atomizer
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
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Revive um outro personagemcaido.
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Sol Atomizer
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Todos os Lugares
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Todas as Dificuldades
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Cura qualquer tipo de status negativo no personagem (poison, paralisia, etc)
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Monogrinder
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Todos os Lugares
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Todas as Dificuldades
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Aumenta o ataque em 1, não aumenta mais se a arma estiver já no limite.
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Digrinder
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Caves/Mines/Ruins
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Todas as Dificuldades
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Aumenta o ataque em 2, não aumenta mais se a arma estiver já no limite.
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Trigrinder
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Caves/Mines/Ruins
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Todas as Dificuldades
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Aumenta o ataque em 3, não aumenta mais se a arma estiver já no limite.
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HP Material
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
|
Aumenta o limte de HP em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
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Power Material
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
|
Aumenta Ataque em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
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Defense Material
|
Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
|
Aumenta Defesa em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
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Mind Material
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
|
Aumenta Mente em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
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Evade Material
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
|
Aumenta Esquiva em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
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Hit Material
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Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
|
Aumenta Precisão em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
|
Luck Material
|
Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
|
Aumenta Sorte em 2 pontos. Não ultrapassa o limite da classe e raça.
|
Photon Drop
|
Todos os Lugares
|
Todas as Dificuldades
|
Item colecionar em até 99 unidades, para pagamento de quests e eventos
|
Mag
|
Mines
|
Todas as Dificuldades
|
Mag em nível 1 para criar e desenvolver
|
Perfeito, agora já sabemos onde estão a maioria dos itens comuns. O próximo passo agora é entender como classificar uma arma pelos seus atributos, nome e raridade. Para começar, vamos entender o que cada atributo significa, e a ordem de poder entre eles.
Tipo de Atributo
|
Efeito
|
Uso
|
-
|
-
|
|
Heat
|
Flamejante
|
Grupo de fogo. Causa dano por fogo com o ataque especial, progressivamente mais poderoso a cada novo nome |
Fire
|
||
Flame
|
||
Burning
|
||
-
|
-
|
|
Ice
|
Congelante
|
Grupo de gelo. Casa dano por gelo com o ataque congelante, progressivamente mais poderoso a cada nome. Pode congelar os inimigos. |
Frost
|
||
Freeze
|
||
Blizzard
|
||
-
|
-
|
|
Shock
|
Elétrico
|
Grupo elétrico. Causa dano por raio com ataque elétrico, progressivamente mais poderoso a cada nome. Pode paralisar inimigos robóticos e máquinas. |
Thunder
|
||
Storm
|
||
Tempest
|
||
-
|
-
|
|
Panic
|
Confusão
|
Grupo do efeito confuso. Confunde o inimigo com o ataque especial, atacando e andando aleatóriamente com o ataque especial, progressivamente mais poderoso a cada nome. |
Riot
|
||
Havoc
|
||
Chaos
|
||
-
|
-
|
|
Draw
|
Drenar HP
|
Grupo de dreno / roubo de HP. Drena HP de uma % variável do inimigo com o ataque especial. Armas com % de dano em um tipo de atributo especifico dos inimigos tem mais chance de roubar mais HP. Profressivamente mais poderoso a cada nome na proporção de 5%, 9%, 13%, e 17%. |
Drain
|
||
Fill
|
||
Gush
|
||
-
|
-
|
|
Bind
|
Paralisar
|
Grupo de efeito de paralisia. Pode paralisar o inimigo com o ataque especial, mais poderoso progressivamente a cada nome. |
Hold
|
||
Seize
|
||
Arrest
|
||
-
|
-
|
|
Dim
|
Mortal
|
Grupo mortal. Pode matar o inimigo instantâneamente com um só ataque especial. Progressivamente mais poderoso a cada nome. Nomes mais fracos matam imediatamente inimigos enfraquecidos ou mais fracos. |
Shadow
|
||
Dark
|
||
Hell
|
||
-
|
-
|
|
Charge
|
Carga
|
Grupo da carga. Utiliza um tipo de custo para liberar um ataque especial com o dobro de força de um ataque forte (na maioria dos casos) daquela arma. Pelo nome respectiviamente, Meseta, TP e HP são usados para cobrar o custo da ativação. |
Spirit
|
||
Berzerker
|
||
-
|
-
|
|
Heart
|
Técnica (TP)
|
Grupo de drenagem de TP. Usa ataque especial para drenar uma % de TP dos inimigos. A % é definida em 3%, 4%, 5% e 6% do TP máximo total do alvo em referência a cada nome. |
Mind
|
||
Soul
|
||
Geist
|
||
-
|
-
|
|
Master's
|
Experiência
|
Grupo de drenagem de XP. Usa ataque especial para drenar XP de cada inimigo e entrega para você, evitando que outros jogadores a peguem igualmente se matar o inimigo. Um pouco inutil, já que a proporção de drenagem diminui até os inimigos gerarem 0 XP e continuarem vivos. Progressivamente mais poderoso a partir de cada nome na proporção de 8%, 10%, e 12% |
Lord's
|
||
King's
|
||
-
|
||
Devil's
|
Redução
|
Grupo de redução. Reduz o HP total do inimigo para 1/2 (Devil) oy para 1/4 (Demon). |
Demon's
|
||
-
|
-
|
Agora que já entendeu o que cada atributo faz, vamos explicar a respeito da raridade do item em si. Geralmente ele é classificado por estrelas ou pela cor no nome (dependendo da versão do PSO que estiver jogando). Para entender melhor a ordem de raridade destes itens, aqui segue um exemplo, indo do mais comum para o mais raro.
Verde
Azul
Púrpura
Vermelho
Dourado.
Azul / Verde
Vermelho / Púrpura
Verde / Dourado.
Então, se você ver um rifle com o nome "Demon's Laser" + 25, poderá ser considerada uma arma de 9 estrelas. É 9 estrelas porque é o rifle mais poderoso (classificação "Laser", 5 estrelas) e com o atributo "Demon", maior de sua categoria (4 estrelas.) Todos os atributos nas armas são classificadas entre 1 (mais fraco) a no máximo 4 (mais forte). Basicamente, todos os jogadores devem buscar as melhores armas dentro de sua classificação.
Itens raros especiais, de nome dourado especial são colecionáveis, sendo de uso prático ou não. Elas não entram nesta classificação de armas geradas no jogo porque pertencem a um grupo próprio de itens, gerados pelos drops do ID de seus personagens e tendo recursos, efeitos, aparências ou algum diferencial dos outros itens. Seus nomes são únicos e portanto, são a parte desta classificação descrita acima. A seguir, a listagem de armas separadas por grupos de uso por classe.
Grupo Básico
(Todas as classes podem usar)
Armas Básicas
|
ATP Minimo
|
Local
|
-
|
||
Tipo Sabre
|
||
Sabre
|
30+
|
Todo lugar
|
Brand
|
90+
|
Caves/Mines/Ruins
|
Buster
|
155+
|
Caves/Mines/Ruins
|
Pallasch
|
233+
|
Mines/Ruins/Hard Mode
|
Gladius
|
266+
|
Ruins/Hard Mode
|
-
|
||
Tipo Slicer
|
||
Slicer
|
135+
|
Todo lugar
|
Spinner
|
204+
|
Caves/Mines/Ruins
|
Cutter
|
302+
|
Mines/Ruins/Hard Mode
|
Sawcer
|
395+
|
Hard Mode
|
Diska
|
476+
|
Hard Mode/VHard Mode
|
-
|
||
Tipo Pistola
|
||
Handgun
|
68+
|
Todo lugar
|
Autogun
|
78+
|
Caves/Mines/Ruins
|
Lockgun
|
88+
|
Mines/Ruins/Hard Mode
|
Railgun
|
98+
|
Ruins/Hard Mode
|
Raygun
|
108+
|
Hard Mode
|
-
|
||
Tipo Metralhadora
|
||
Mechgun
|
79+
|
Todo lugar
|
Assault
|
87+
|
Caves/Mines
|
Repeater
|
97+
|
Mines / Ruins
|
Gatling
|
109+
|
Ruins/Hard Mode
|
Vulcan
|
117+
|
Hard Mode
|
-
|
Armas para Hunters
Arma
|
ATP Mínimo
|
Local
|
-
|
-
|
-
|
Tipo espada
|
-
|
-
|
Sword
|
82+
|
Caves/Mines/Ruins/Hard Mode
|
Gigush
|
168+
|
Mines/Ruins/Hard Mode
|
Breaker
|
258+
|
Ruins/Hard Mode
|
Claymore
|
316+
|
Ruins/Hard Mode
|
Calibur
|
474+
|
Hard Mode
|
-
|
-
|
-
|
Tipo Adaga
|
-
|
-
|
Dagger
|
65+
|
Todo Lugar
|
Knife
|
117+
|
Caves/Mines/Ruins
|
Blade
|
182+
|
Ruins/Hard Mode
|
Edge
|
281+
|
Hard Mode
|
Ripper
|
340+
|
Hard Mode
|
-
|
-
|
-
|
Tipo Partisan
|
-
|
-
|
Partisan
|
124+
|
Caves/Mines/Ruins
|
Halbert
|
192+
|
Mines/Ruins
|
Glaive
|
286+
|
Mines/Ruins/Hard Mode
|
Berdys
|
335+
|
Ruins/Hard Mode
|
Gungir
|
450+
|
Hard Mode
|
-
|
-
|
-
|
Armas para Ranger
Arma
|
ATA Minimo
|
Local
|
-
|
-
|
-
|
Tipo Rifle
|
-
|
-
|
Rifle
|
72+
|
Todo lugar
|
Sniper
|
83+
|
Caves/Mines/Ruins
|
Blaster
|
100+
|
Mines/Ruins
|
Beam
|
106+
|
Ruins/Hard Mode
|
Laser
|
115+
|
Hard Mode
|
-
|
-
|
-
|
Tipo Shotgun / Cannon
|
-
|
-
|
Shot
|
85+
|
Caves/Mines/Ruins
|
Spread
|
90+
|
Mines/Ruins/Hard Mode
|
Cannon
|
102+
|
Mines/Ruins/Hard Mode
|
Launcher
|
112+
|
Ruins/Hard Mode
|
Arms
|
120+
|
Ruins/Hard Mode
|
-
|
-
|
-
|
(Continua)